Curso Técnico Analista de Vibrações - Categoria III do MOBIUS INSTITUTE

Introdução

O curso técnico Analista de Vibrações – Categoria III pretende formar técnicos capazes de liderar uma equipa de monitorização da condição de máquinas, que sejam responsáveis pelos diagnósticos de vibrações e recomendações finais. O curso está de acordo com a norma internacional ISO 18436-2 e a prática recomendada SNT-TC-1A da ASNT, pelo que possibilita a obtenção de certificação internacional do participante. O curso é ministrado em Português, fazendo recurso de apresentações estado-da-arte, baseadas em animações e simuladores por software, tornando a aprendizagem fácil, intuitiva e extremamente eficaz. Os cursos do MOBIUS INSTITUTE receberam inúmeros prémios ao longo dos últimos anos.

 

Objectivos

Os formandos que obtenham a certificação internacional de Categoria III deverão ser capazes de detectar e diagnosticar quaisquer avarias em máquinas e gerir com sucesso um programa de monitorização da condição de máquinas, nomeadamente:

-  Ser capaz de realizar diagnósticos de vibrações em máquinas e emitir as recomendações finais;

-  Ser capaz de realizar diagnóstico de uma vasta gama de avarias em máquinas com recurso a várias técnicas de monitorização da condição de máquinas;

-  Ser capaz de realizar vários tipos de ensaios de diagnóstico de avarias;

-  Ser capaz de definir e gerir um programa de monitorização da condição de máquinas e supervisionar os vários técnicos com responsabilidades nesse mesmo programa;

-  Ser capaz de realizar acções correctivas: equilibragens e alinhamentos no local.

 

Destinatários

O curso é dirigido a todos engenheiros/técnicos que, de algum modo, se relacionem com a área da manutenção e que possuam vários anos de experiência prática em medição & diagnóstico de vibrações em máquinas e um conhecimento profundo da teoria de vibrações e sua terminologia.

 

Requisitos à Participação no Curso

Não existem requisitos para a participação no curso técnico. Os participantes deverão possuir experiência profissional cumulativa na área da medição & diagnóstico de vibrações, no mínimo, de 36 meses e certificação internacional de  Categoria II, emitida por entidade acreditada pelo MIBoC, para poderem realizar o exame para certificação internacional.

 

Conteúdo Programático Resumido

- Revisão das Tecnologias Usadas em Monitorização da Condição;

- Processamento de Sinal e Aquisição de Dados;

- Análise do Sinal em Tempo;

- Análise da Fase;

- Dinâmica: Frequências Naturais e Ressonância;

- Testes de Frequências Naturais;

- Análise ODS;

- Análise Modal e Introdução à Análise de Elementos Finitos;

- Correcção de Ressonâncias;

- Detecção de Avarias em Chumaceiras de Rolamentos;

- Detecção de Avarias em Chumaceiras de Metal Anti-fricção;

- Testes em Motores Eléctricos;

- Bombas, Ventiladores e Compressores;

- Detecção de Avarias em Caixas de Engrenagens;

- Acções Correctivas;

- Programa de Monitorização Condicionada;

- Testes de Aceitação;

- Revisão das Normas Internacionais ISO.

 

Material Fornecido

Os participantes no curso receberão um Manual do Curso Técnico (aproximadamente 700 páginas, em formato A4 e em Inglês), um Caderno de Exercícios  (aproximadamente 50 páginas, em formato A4 e em Português), um Guia de Referência de Avarias (em Inglês), acesso (válido por 6 meses) ao iLearnVibration (edição de estudante) via website do MOBIUS INSTITUTE, um tapete para rato, uma calculadora e uma caneta do MOBIUS INSTITUTE.

Cada participante receberá ainda um Certificado de Participação emitido pelo MOBIUS INSTITUTE.

 

Duração

4 Dias (38 horas).

 

Horário

9h00 às 19h00 com um intervalo de 1 hora para almoço.

 

Local

Lisboa (local a designar).

 

Exame para Certificação Internacional

O exame para Certificação Internacional: ISO 18436-2 – Categoria III e SNT-TC-1A da ASNT – Nível II-Parte 2 é opcional, sendo realizado após a conclusão do curso.

O exame segue o disposto na seguinte Norma Internacional e Prática Recomendada:

-  ISO 18436-2: Condition monitoring and diagnostics of machines – Requirements for training and certification of personnel – Part 2: Vibration condition monitoring and diagnostics;

-  SNT-TC-1A da ASNT: American Society for Non-destructive Testing – ASNT Recommended Practice SNT-TC-1A – Vibration Analysis Method TC-11;

O exame tem a duração de 4 horas e é composto por 100 questões. A aprovação é conseguida com uma classificação superior a 70 %.

Após aprovação no exame, é fornecido um Certificado de Aproveitamento, um Cartão Pessoal e um Logo emitidos pelo MIBoC.

 

Formador

Eng. João Pais, licenciado em engenharia de máquinas marítimas pela ENIDH, formador certificado pelo MOBIUS INSTITUTE, analista de vibrações com certificação internacional de categoria IV pelo MIBoC, termógrafo com certificação internacional de nível I pelo Infraspection Institute, membro do Comité Técnico do MIBoC e mais de 20 anos de experiência prática de monitorização e diagnóstico de vibrações em máquinas.

 

O seu parceiro preferencial em soluções - equipamentos & serviços - de engenharia!

 

SPECMAN - Engenharia, Diagnóstico e Manutenção, Lda.

E-mail: specman@specman.pt  Tel: 217 935 017  Fax: 217 951 085  Skype: specman_lda

Copyright © SPECMAN - All rights reserved